domingo, 8 de julho de 2018

O mensageiro


    (Reflexão)
O meu estado d’alma era de muita paz. Eu estava completamente relaxado e absorto na poltrona aconchegante do meu lar.
Vaguei em pensamentos por campinas verdejantes, por cascatas e rios com peixinhos coloridos, por florestas e mares sem fim.
Na afinidade de meus pensamentos, fui encontrá-lo em uma relva às margens de um lago azul, de águas cristalinas. Seu semblante deixava transparecer a serenidade e o amor.
De repente fui envolvido por uma estranha sensação, o peito oprimido por angústia desconhecida e um forte sentimento de revolta. Senti-me escravo! Eu... Escravo?
A resposta intuitiva e imediata daquele desconhecido veio de forma poética:
Vieste de outros tempos
Sem lar, comida ou leitura
Mas ensinaste a bondade
A milhões de criaturas.
A terra não te pertence
Só tens direito a teu pão,
Que por intuição Divina
Deste metade ao seu irmão
Teus ombros a tudo resistem:
Trabalho, sol e chicote
No peito a chama do amor
Que te eleva e te conforta.
Na vida, caminhas errante
Pisando a relva orvalhada
À espera que uma porta
Te abra junto da estrada.
Teu cantar se ouve ao longe
Esqueces pesada cruz
És filho da terra bruta
Teu suor reflete a luz
Dignidade e nudez
Foi a herança dos teus
Tens influência marcante
No mundo que te esqueceu
Despertei-me serenamente, e retornei à realidade. Pensativo... Lembrei-me dos ensinamentos contidos no Livro dos Espíritos (Q. 829) que diz que toda sujeição absoluta de um homem a outro homem é contraria a lei de Deus, e que a escravidão é um abuso da força e desaparecerá com o progresso, como pouco a pouco desaparecerão todos os abusos.
Levantei-me da poltrona devagarinho... E fui tomar meu banho.

Nelson Nascimento
e-mail: nelson.nascimento1@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário