domingo, 23 de setembro de 2018

Segurança na vida


Vivemos nos dias atuais preocupados com a segurança, muitas vezes apenas com a segurança da vida material, mas o tema segurança aprofunda-se também em raízes espirituais da Vida.
Sobre essas considerações mais profundas buscamos as palavras de Emmanuel, através do seu fiel transmissor F. C. Xavier.
“ – Insegurança é o estado mental de que lastimam enfermos inúmeros nos consultórios médicos e que se queixam legiões de criaturas que se confessam angustiadas ante os problemas da vida”.
A pessoa aspira a possuir determinado sítio; a obter determinado emprego; a conquistar eficiência e êxito na realização de determinado negócio; na essência, entretanto, a criatura não deseja unicamente uma casa e sim um lar onde possa exprimir as suas decisões; não anela simplesmente um encargo material, mas o ensejo de mostrar-se tal qual é, de maneira a fazer o melhor que pode; não intenta, de modo exclusivo, o domínio da posse financeira, mas anseia adquirir a certeza de que vive indene do assédio de empeços e dificuldades materiais.
Urge reconhecer, portanto, que todas as aquisições na origem, procedem dos Poderes Superiores, em cuja atuação personalizamos a Providência Divina.
A segurança decorre do mecanismo intangível das circunstâncias, de vez que, oferecendo aos outros o melhor de nós próprios, recebermos dos outros o melhor de que sejam capazes.
Meditando nisso, consagremo-nos ao bem geral e mais ampla soma de bem surgir-nos-á no amparo das possibilidades imediatas.
Serve a alguém e esse alguém, com todos os recursos que lhe assessorem a existência, estará induzindo a servir-te.
Doemos com espontaneidade algo de nós e, automaticamente, receberemos de tudo aquilo que houvermos dado.
Age, em favor dessa ou daquela causa, e essa mesma causa, pelas forças que a representam, agirá em teu próprio favor.
Abstenhamo-nos de qualquer incerteza, quanto ao amanhã que venha longe ou perto.
Toda segurança procede unicamente de Deus.
Daí, a oportunidade de recordarmos a palavra do Divino Mestre, na advertência inesquecível: “Buscai, primeiramente, o Reino de Deus e tudo o mais ser-vos-á acrescentado”.
Pelas belas palavras e o conteúdo que portam, Emmanuel acena-nos com a importância da nossa confiança em Deus, como nos disse Jesus: o Pai Nosso. Confiança na sua Suprema Sabedoria e Infinito Amor.
No entanto, através dessa sabedoria e amor, Ele estabeleceu Leis que regem a Vida e o Universo.
Para nossa segurança efetiva é necessário entender a lei da reciprocidade: “cada um colhe aquilo que semeia” e o alerta: “quem planta vento colhe tempestade”.
No paralelo estabelecido por Emmanuel, em suas palavras, observamos que fazer o bem é a maneira mais segura de vivermos bem.
Há que ser um exercício diário.
Vamos aceitar o desafio?
- O que estou oferecendo a mim mesmo?
- O que estou oferecendo para minha família?
- O que estou oferecendo para a sociedade em que vivo?
- Ofereço: fé, coragem, otimismo e alegria?

Aylton Paiva é estudioso da Doutrina Espírita para sua aplicação na pessoa e na sociedade (www.ayltonpaiva.blogspot.com).

Obs.: Artigo publicado em 11/05/2012, no Jornal Correio de Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário